A Arte de Formular com Protetores Solares

Edicao Atual - A Arte de Formular com Protetores Solares

Editorial

Não bastassem as preocupações com a crise na Argentina, com o risco do apagão, agora vem o aumento no preço dos serviços públicos. 

Pressionado pela reclamação das editoras, o Correio recuou no aumento de 190% para os periódicos e livros e ofereceu uma condição especial para esses materiais, pasmem, reajuste de 60%!!!! 

No pior dos cenários da nossa Economia, as projeções de inflação anual ou anualizada, por quaisquer dos índices, ficará em um dígito. Portanto, 190 ou 60% são reajustes que não se pode admitir. 

O que pretendem os nossos dirigentes com tais atitudes? Cobrir a ineficiência dos seus sistemas gestão ou mostrar superavits fictícios para os investidores estrangeiros? 

O pior ainda é que, a grande imprensa divulga orçamento de mais de 30 milhões por ano, para o Correio investir em publicidade!!! 

Pelo visto, com as novas tarifas essa verba irá facilmente duplicar ou triplicar proximanente. 

Outra preocupação de todos nós é com a proteção contra a irradiação solar, um dos assuntos desta Cosmetics & Toiletries (Edição em Português), com artigos sobre princípios de formulação e análise de emulsões com protetores UV. Preocupação com a eficácia dos cosméticos também existe, e o leitor poderá esclarecer algumas dúvidas em um artigo sobre a padronização de métodos. A proteção celular é enfocado utilizando um sistema multidimensional ou o efeito sinérgico de antioxidantes. Há muito outros assuntos para enriquecer esta edição. É só conferir. 

Boa leitura.
Hamilton dos Santos
Editor

Proteção Celular Multidimensional Dirigida: Uma Nova Abordagem contra o Envelhecimento Cutâneo - F. Bonté, R Kurfüst, P.André, B Noe, S.Schnebert, C.Mahé e P.Perrier Cristian Dior/LVMH Research and development, Saint Jean de Braye, França

Sabe-se que a aceleração do aparecimento dos fenômenos do envelhecimento se deve majoritariamente ao estresse oxidativo. Este artigo descreve uma nova abordagem contra
o envelhecimento cutâneo, que consiste em proteger a telomerase, enzima de proteção das células, em estimular os sistemas de destoxificação celular e proteger a membrana celular, graças a moléculas ativas dirigidas.

Sabese que la aceleracción de el aparecimiento de los fenomenos de el envejecimiento es debio, en su mayoria, al estresse oxidativo. En ese articulo és descrito uma nueva forma de combater el envejecimiento cutaneo, utilizandose moleculas activas dirigidas que protegen la telomersa, una enzima de protección de las moleculas, estimulandose los sistemas de destoxificación celular y protegendose la membrane celular.

It is known that majority the ageing phenomena acceleration is due to the oxidative stress. This article will describe a new approach against the skin ageing utilizing an active directed molecule which protects the telomerase, the cells protector enzyme, which stimulates the cellular detoxification systems and protects the cellular membrane.

Comprar

Preparação e Análise de Emulsões com Filtros UV e IV - Maria Inês Rcoha Miritelo Santoro, Fátima Cristina e Silva e Erika R.M Kedor-Hackmann Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP, São Paulo SP, Brasil

Uma emulsão básica o/a que continha filtros UV e IV mostrou-se estável nos ensaios de propriedades reológicas e de decomposição térmica, assim como na avaliação por espectrometria UV e por HPLC.

Uma emulsión básica o/a que contenia filtros UV e IR, resulto estable em las pruebas de propriedades reológicas y de decomposición térmica, así como la evaluación por espectrotometria UV y por HPLC.

A basic o/w emulsion containing UV and IR filters was stable in tests of the rheology and thermal decomposition, and in evaluation by UV spectrophotometry and performance liquid chromatography.

Comprar

Aplicação e Padronização de Metodologias Não Invasivas para Avaliação de Eficácia - Lorena Rigo Gaspar, Gisele Maria Silva Gonçalves, Lucia Helena T Pereira e Patricia M B G M Campos Fac de Ciências Farm de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto, SP Brasil Gislaine Ricci Leonardi Fac de Saúde Publica da

Este artigo relata as conclusões de estudos comparativos das formas de preparação, dos locais de teste, da influência do número de medidas realizadas e do tempo de aclimatação nos ensaios de avaliação de características fisiológicas da pele.

Ese articulo discribe las conclsiones de estúdios comparativos de las formas de preparacción de los sitios de teste, de la influenzia de El numero de mediciones y de el tiempo de aclimatacion en los ensayos de avaliaciones de las características fisiológicas de la piel.

This article describes the comparative studies conclusions on the skin physiologycal characteristics assays, on the manners to prepare the test site, the influence of the numbers of measurements and the time for climatizing.


Comprar

Efeito Antioxidante Sinérgico do Fosfato de Ascorbila e do Acetato de Alfa Tocoferilla - Axel Jentzsch e Harald Streicher Basf Aktiensellschaft, Ludwigshafen, Alemanha Karin Engelhart Biotesys GmbH, Esslingen, Alemanha

O efeito antioxidante sinérgico do 2-fosfato de ascorbila e do acetato de alfa-tocoferol foi investigado in vitro usando uma linha de células de queratinócitos humanos e um sistema de ensaios de fluorescência.

El efecto antioxidante sinérgico de El 2-fosfato de ascorbila y de el acetato de alfa-tocoferol fue investigados in vitro usando una linea de células de queratinócitos humanos y um sistema de ensayos de fluorescencia.

The synergistic antioxidative effect of ascorbyl 2-phosphate and alpha-tocopheryl acetate was investigated in vitro using a human keratinocyte cell line and a fluorescence based assay system.

Comprar

Princípios de Formulação de Protetores Solares - Profa. Dra. Maria Valéria R V de Paola Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP, São Paulo SP

Para atender as exigências do mercado, o formulador deve elaborar protetores solares cosmeticamente aceitáveis, agradáveis, eficazes, seguros e estáveis. É um enorme desafio, diante da grande disponibilidade de matérias- primas para compor a formulação correta, entretanto, a arte de misturá-las adequadamente é um segredo onde a experiência e o conhecimento científico são cada vez mais exigidos.

Para atender las exigencias de el mercado, el formulador debe elaborar protectores solares cosmeticamente aceptables, agradables, eficazes, seguros e estables. Es el gran desafio, perante la variada disponibilidad de matérias-primas para componer la formulación adecuada, pero la arte de mezclalas correctamente és un segredo que la experiencia e el conocimiento cientifico son cada vez mas exigidos.

In order to attend all the market requirements, the cosmetic chemist formulator has to perform sun protectors formulations which are cosmetically acceptable. It is a big challenge before the large number of available raw ingredients to correctly formulate the product, therefore, the art to mix them together properly is a secret where each time the experience and the scientific knowledge are more required.




Comprar
Boas Práticas por Teresa F. S. Rebello

Qualidade do Ar de Interiores

Em nossa coluna "Qualidade do Ar Ambiente" Jan/Fev. de 2001), nos referimos a Resolução RE nº 176 de outubro de 2000, quando também estabelecemos sua correlação com a qualidade de produtos fabricados. Essa resolução trata de padrões referenciais de qualidade de ambientes climatizados artificialmente e considera o disposto no Art. 2º da Portaria GM/MS nº 3.523 de 28/8/98. Como muitas questões tem sido levantadas relativas à limpeza e manutenção dos equipamentos de ar-condicionado, gostaríamos de relembrar alguns tópicos dessa Portaria.

Em primeiro lugar é interessante mencionar que, para sua elaboração, foram considerados vários aspectos, sendo um deles a preocupação com a saúde, o bem-estar, o conforto, a produtividade e o absenteísmo ao trabalho dos usuários dos ambientes climatizados e sua correlação com a "Síndrome dos Edifícios Doentes". Assim, levando em conta a classificação dos critérios de avaliação e sanções para itens do guia de inspeção para as indústrias de produtos de higiene, cosméticos e perfumes, vemos que a preocupação com o ar ambiente também diz respeito as BPF e C, ou seja, a qualidade do ar ambiente pode influir em grau crítico na qualidade e segurança não só dos produtos, como também dos trabalhadores.

Baseado nessa preocupação, o ministro da Saúde resolve aprovar regulamento técnico contendo medidas básicas referentes aos procedimentos de verificação visual do estado de limpeza, remoção de sujidades por métodos físicos e manutenção do estado de integridade e eficiência de todos os componentes dos sistemas de climatização. Uma
das medidas básicas descritas é que o usuário deve certificar-se que a captação de ar externo está livre de fontes poluentes que apresentem riscos à saúde humana e dotá-la, no mínimo, de filtro classe G1.

Importante também é garantir a renovação adequada do ar interior cuja taxa mínima vazo é 27m3/hora por pessoa. Exceto, são aqueles casos em que o ambiente apresente uma taxa crítica de ocupação de pessoas por m2 (lojas, centros comerciais etc, onde o limite mínimo aceito e de 17 m3).

No artigo 6º temos: "os proprietários, locatários e prepostos, responsáveis por sistemas de climatização com capacidade acima de 5 TR (60.000 BIU /h), deverão manter um responsável técnico habilitado.

É recomendado aos responsáveis pelo sistema de ar climatizado que consultem o Anexo I - Plano de Manutençãoao, Operação e Controle (PMOC),item 5, da Portaria nº 3.523 - que apresenta um check list, onde são descritas as atividades a serem efetuadas com relação a todas as partes do equipamento (os vários tipos de filtros, ventiladores, aquecedores de ar, etc) e respectiva periodicidade.

Sugere-se também consultar a NBR 13.971 que trata dos Sistemas de Refrigeração, Condicionamento de Ar e Ventilação.

Para determinar o tempo em que limpeza e manutenção dos componentes deverão ser avaliadas, pode-se recorrer a tabela apresentada no item 3.5 da Resolução nº 176. A periodicidade de tomada de ar externo, por exemplo, deve ser mensal!. Atenção especial deverá ser tomada com a limpeza das bandejas de condensação e outras peças que possam apresentar água estagnada e, portanto, ser uma fonte de contaminação microbiana. Além de bactérias e fungos, outros organismos (algas,protozoários, etc) poderão estar presentes, podendo interferir na saúde humana.

Alguns outros parâmetros sobre as condições internas ambientais, além dos já citados (microbiológicos e químicos), também são necessários para o cumprimento das BPF e C, no que se refere as condições apropriadas tanto para o trabalho, como para a estocagem de insumos. Estamos nos referindo a faixa recomendável da umidade relativa do ar. Na Resolução RE nº 176, são citadas as condições internas para verão(40% a 65% de umidade relativa) e para o inverno (35%a 65%). A seleção da faixa depende da finalidade e do local da instalação.

O assunto, como se vê, é complexo e requer cuidados para tornar o ar ambiente aceitável que, por definição, sob o ponto de vista saúde pública, "são ambientes livres de contaminantes em concentrações potencialmente perigosas à saúde dos ocupantes ou que apresentem um mínimo de 80% dos ocupantes destes ambientes sem queixas ou sin tomatologia de desconforto".

Tereza F. S. Rebello é farmacêutica bioquímica.
E-mail:methodus@methoduseventos.com.br


Denise Steiner
Temas Dermatológicos por Denise Steiner

Filtros Solares: O que há de Novo?

Todos sabemos a importância de se usar um filtro solar, especialmente se vivemos num país tropical como o Brasil. 0 sol tem o poder de danificar algumas células da nossa pele, causando danos as vezes irreversíveis, como no caso dos tumores de pele, ou danos, não tão graves, mas também importantes, como o envelhecimento da nossa cútis.

Este segundo ponto é o que pouca gente conhece ou talvez não esteja muito ligada. 0 sol, ao danificar algumas das células do nosso corpo, está agindo como fator oxidante do organismo, fazendo com que ocorra um envelhecimento mais rápido da nossa aparência. Um teste fácil de ser feito é comparar a pele que está constantemente exposta ao sol com aquela parte do corpo que permanece coberta. Neste caso veremos que, num mesmo corpo, teremos dois tipos de pele totalmente diferentes, sendo aquela que nunca tomou sol muito mais "nova", quando comparada aquela que ficou exposta.

Isto deve-se ao fato de que existem dois tipos de envelhecimento, o chamado de cronológico, próprio da idade, e outro chamado de "fotoenvelhecimento", este sim, causado pela exposição à luz, principalmente solar.

Contra o envelhecimento cronológico pouco pode-se fazer, uma vez que ainda não foi descoberto um elixir da juventude, mas com relação à exposição solar podemos nos precaver fazendo uso de vários artifícios, entre os quais estão os filtros solares. Este nome é um pouco impróprio porque dá a sensação de que só deveríamos usá-los quando nos expomos espontaneamente ao sol, o que não é verdade.

Há algumas novidades no mercado de filtros solares e algumas substâncias já conhecidas que voltam a ter seu uso constante. Uma das já conhecidas é a di-hidroxiacetona, que por causa deste nome é conhecida mais pela sigla DHA, que promove um bronzeamento sem sol. É o que se chama de auto-bronzeamento. É um processo químico no qual há um escurecimento da pele por uma reação desta substância com a queratina.

Como novidades podemos citar o mexoryl e a avobenzona que são substâncias que protegem contra os raios UVA, responsáveis pelo envelhecimento, e duas substâncias, extraídas de seres vivos, que atuam na reparação dos danos causados pela radiação no DNA celular. São o photosome, derivado de uma alga marinha, e o ultrasome, derivado de um microorganismo encontrado no leite. Ambos são considerados os seres vivos mais resistentes a radiação ultravioleta. Idealizados sob a forma de lipossomas, podem chegar até pontos bem profundos da nossa epiderme, revertendo os efeitos danosos do sol.

Outra novidade que se ouve à respeito de filtros solares para cabelo. A dificuldade que encontramos é para definir a quantificação de um produto na proteção da haste capilar. Qual seria o seu FPS? Ainda não temos esta quantificação, o que se tem então são produtos que, adicionados a rinses ou condicionadores do tipo "leave in", protegem a cutícula do cabelo, impedindo danos maiores a queratina.

Dra. Denise Steiner é dermatologista.
E-mail: clinica-stockli@sti.com.br

Com a colaboração do Dr. Valcinir Bedin, professor do Curso de Pós-graduação em Medicina Estética da Faculdade de Medicina Souza Marques, Rio de Janeiro, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade para Estudo de Cabelo.



Carlos Alberto Trevisan
Mercosul por Carlos Alberto Trevisan

A Decepção Continua

Como anteriormente previsto, a reunião Mercosul que seria realizada em agosto, a pedido do Uruguai, país sede, acabou sendo transferida para 5 a 7 de novembro próximo.

A razão do adiamento, são as extremas dificuldades econômicas pelas quais estão passando os Estados-Parte, e também pela escassa possibilidade de se atingir o consenso nos temas pendentes no grupo de cosméticos.

Mencionamos na coluna anterior que a realização da reunião de autoridades sanitárias, programada para setembro, em São Paulo, poderia impactar de alguma forma nas atividades do Mercosul. Ou seja, estaria se tentando atingir o consenso em maior amplitude, com dezessete países participantes da reunião, ao invés dos quatro participantes efetivos do Mercosul. Indiretamente, estaria sendo estabelecida uma orientação mais ampla e, portanto, dispensando as conversações entre os parceiros do Mercosul.

Esta última afirmação poderia parecer inverídica, mas pelo andar da carruagem e não querendo ser pessimista, acreditamos que a possibilidade de tal impacto ocorrer, salvo melhor juízo, é dada como cada vez mais provável.

Considerando que razões econômico-financeiras estão levando empresas com instalações industriais na Argentina, Paraguai e Uruguai, a encerrar suas atividades produtivas naqueles países, e transferi-las para o Brasil. É de se supor que, salvo uma alteração drástica de rumos que seguirá a economia, a médio prazo, esses países estarão atuando simplesmente como importadores ou semelhantes quando o Mercosul estiver sido implantado definitivamente, em 2005.

Ao analisarmos a verdadeira abrangência da legislação sanitária quanto às relações importador-fabricante, vemos que embora sob o ponto de vista processual não haja novidades, do ponto de vista operacional – inspeção física existem implicações diversas, pois o estado receptor
(importador) poderá exigir a pré-inspeção de instalações produtivas existentes no país exportador como já ocorre com o setor de fármacos-químicos. E isso passa a ser problemático para o nosso parque industrial, notadamente no que diz respeito à efetiva implantação e o seguimento das boas práticas de fabricação e controles.

A atividade de consultoria, nos tem permitido percorrer o país no sentido dos quatro pontos cardeais, e verificar que o completo atendimento dos requisitos da Portaria 348, relativa ao atendimento das BPFCs, não está no dia-a-dia da maioria das nossas empresas. A adoção das boas práticas de fabricação e controle foi adequadamente consensada e publicada como resolução GMC, portanto, a sua aplicação é aceita como ferramenta de inspeção nos quatro Estados-Parte.

Ao exportar para os demais Estados-Parte, devemos ainda considerar que, os países receptores deverão exigir o total cumprimento dos quesitos daquela Portaria como condição para permitir o ingresso de nossos produtos nos seus mercados, que então não dispondo de instalações fabris de monta, a inspeção as suas instalações estará limitada às áreas e condições de armazenagem, e de controle de qualidade. Comparativamente mais fáceis de estarem em conformidade com as determinações das BPFCs.

Por outro lado, ao sentirem as perdas com a saída das indústrias de seus territórios, o cumprimento das boas práticas de fabricação e controle, pelas empresas brasileiras, poderá abrigar ações de retaliação (não declarada), até como uma forma de autodefesa dos demais Estados-Parte e perfeitamente justificáveis do seu ponto de vista.

Concluindo, justifico a razão de insistir no tema das boas práticas de fabricação e controle, é que acredito estar na hora exata de colocarmos a mão na consciência e, avaliar se o nosso parque industrial está adequadamente preparado para tal situação, de suprir o mercado do Mercosul, que fatalmente ira acontecer.

Carlos Alberto Trevisan é consultor independente e diretor da Carlos & Trevisan Consultoria.
E-mail: trevisan@dialdata.com.br

A vez da Qualidade por Friedrich Reuss e Maria Aparecida da Cunha

Direcionamento e Estratégia na Prática

O sucesso depende de saber o que se deseja conseguir". Esta é uma das famosas frases do comandante Rolim, representando de forma clara a visão de futuro que direciona o desenvolvimento de sua empresa e de todos os seus empreendimentos, inclusive o Museu Asas de um Sonho.

Com o trágico desaparecimento do comandante Rolim, surgiram inúmeros artigos sobre seus sucessos, matérias sobre a sua forma de empreender.

O comandante Rolim e a TAM se transformaram em cases famosos de sucesso, em 25 anos de existência, num mercado extremamente conturbado e competitivo, passou de pequena
companhia de taxi aéreo a importante empresa aérea, compelindo de igual para igual com a tradicional líder de mercado.

Os segredos de sua atuação podem ser resumidos num processo exato de definição de sua missão "valorização do passageiro", uma visão de futuro agressiva é sempre lembrada de forma diferente, mas focada sempre no mesmo horizonte e a transformação deste direcionamento em estratégia clara, executada com presteza e precisão.

Um líder nato, que liderando pelo exemplo, operava de todos os postos de trabalho da empresa, sempre valorizando seus colaboradores e dando atenção especial aos passageiros, seja na sala de embarque, junto à escada do avião ou junto aos guichês. Liderava efetivamente pelo exemplo, estando presente em todas as situações, não criticando, mas dando apoio e ensinando.

Extremamente perspicaz e objetivo, certa época solicitou, numa "carta do presidente" aos que os passageiros lhe recomendassem currículos de seus conhecidos para se candidatarem a vagas em sua companhia. Os candidatos deveriam, entre outras, características ligadas à atenção aos clientes, "bom humor" e "gostar de servir". Ele usou seus próprios clientes como fornecedores de futuros colaboradores que, por sua vez, seriam os futuros atendentes desses clientes. Com isso ele também nos ensina que as características humanas são a base sólida de um colaborador, ao passo que, as características técnicas podem ser aprendidas. As características humanas por sua vez são inerentes e imutáveis. Pessoas abertas e de bom humor são necessárias para comandar e exercer cargos, em situações do setor de serviços, em especial o de transportes, tão sujeito a imprevistos.

Piloto e mecânico que era, dizia que "o mais moderno avião depende de quem o tripula e mantém". Sua atuação também se dirigia aos cuidados com os equipamentos principais e sempre valorizando os colaboradores. Sua atenção também não deixava de lado a escolha correta dos equipamentos e demais produtos de apoio, desde os modelos das aeronaves escolhidas, seguras, econômicas e modernas, ao software de atendimento e de reserva, muito simples, de fácil entendimento e rápido no uso.

Por outro lado, o consumidor sempre esteve na sua mira, também expresso por uma frase sua: "ninguém melhor que o consumidor para indicar o caminho que uma empresa deve seguir". Em minhas muitas viagens tenho percebido este aspecto de modo preciso e único neste universo de transporte.

Estas preocupações são visíveis nos mínimos detalhes. Um deles, por exemplo, o alimento, que na TAM,completamente diferenciado daquela típica e insuportável comida de avião, também apresenta uma característica toda especial: os molhos, doces ou salgados, são produzidos mais espessos, evitando que pinguem na roupa "em respeito ao cliente". Falamos da missão, da visão e das estratégias delas decorrentes.

O último item que abordaremos são os valores que cultivava e defendia ardorosamente. Freqüentemente ajudou pessoas necessitadas. Diz-se que o início da música nas salas de espera se deu em virtude de ter encontrado, na rua, um rapaz pobre que tocava um instrumento musical, a quem ajudou, com emprego nas salas de espera. Aliás, uma grande contribuição para inúmeros músicos que não tinham onde exercer as sua habilidades.

Dentre os valores cultivados por sua empresa como qualidade, precisão, atenção aos detalhes, a sua outra grande característica e a honestidade de propósitos, aliás, muito bem expressa no sistema de pontuação para passagens grátis. Em qualquer guichê os vales-passagem são aceitos na hora, como se fossem dinheiro vivo. É coisa que não se percebe em outras atividades. A perfeita definição e aplicação dos princípios da missão, visão de futuro, com o adequado suporte dos valores positivos levarão qualquer empreendimento ao sucesso, se as estratégias decorrentes também forem implementadas de forma precisa como o fez o comandante Rolim.

Maria Lia A. V. Cunha é psicóloga, especialista em gestão de pessoas
Friedrich Reuss é bacharel licenciado em química e especialista em gestao da qualidade
E-mail: freuss@uol.com.br

Novos Produtos