Fragrâncias

Edio Atual - Fragrâncias

Editorial

No mundo das fragrâncias

A fragrância é um dos mais importantes atributos considerados pelo consumidor, ao decidir pela compra de produto cosmético no ponto de venda. Dessa forma, a escolha da fragrância para um novo produto pode determinar o sucesso ou o fracasso do lançamento.

A escolha correta da fragrância começa por um “brief” bem elaborado constando da categoria do produto, do mercado que se deseja atingir, do perfil do consumidor etc. A fragrância deverá estar em harmonia com a forma, a cor e a consistência do produto final. O consumidor quer se sentir recompensado ao utilizar um produto cosmético, e a fragrância é um dos componentes que mais rapidamente pode mostrar os benefícios do produto.

Adentrar no Mundo das Fragrâncias não deixa de ser uma aventura agradável e fascinante.

Esta Edição Temática traz ao leitor algumas facetas do negócio da indústria da perfumaria e a oportunidade para descobrir o universo de novas oportunidades.

Um pouco da história do uso de substâncias odoríferas que deram início à industria de perfumes e os vários aspectos na seleção e no uso de fragrâncias estão abordados nesta edição.

Os intrincados mecanismos da olfação, que apesar dos vários anos de pesquisa ainda não estão totalmente desvendados, e o divino e artístico processo da criação das composições aromáticas também não foram esquecidos.

O Brasil está solidamente colocado no terceiro lugar do ranking do mercado mundial perfumaria, superados por Estados Unidos e França. Os 3 bilhões de dólares de venda ao consumidor em 2006 (Euromonitor) representam quase 60% do total da América Latina.

Por essa razão, as fragrâncias são oportunidades de negócios para as quais os desenvolvedores de produtos devem estar atentos.

Esperamos que a presente Edição Temática sirva de insight para essa importante tarefa. Aqui está a nossa contribuição.

Boa leitura,
Hamilton dos Santos
Editor

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