Avaliação de Segurança

Edição Atual - Avaliação de Segurança

Editorial

Garantia de cosméticos seguros

Cosméticos passam por diversas avaliações antes de chegar ao consumidor. De cada um dos ingredientes presentes na formulação ao produto fi nal, são vários os aspectos envolvidos nos testes que asseguram a segurança do produto, em condições previsíveis de uso e de acordo com as orientações presentes na rotulagem.

A segurança deve ser garantida a partir da seleção das matérias-primas. Para tanto, o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de novos ingredientes inclui um planejamento toxicológico, no qual é analisado o histórico dos ingredientes e a ação destes nos organismos vivos ao longo do tempo. Esse processo, somado aos dados sobre a segurança dos produtos acabados e à comunicação dessas informações de forma clara ao consumidor – evitando o uso inadequado – leva à introdução de cosméticos seguros no mercado.

Esta Edição Temática: Avaliação de Segurança aborda os critérios que precisam ser observados na avaliação de segurança dos cosméticos, no que diz respeito às condições de uso, à composição e ao histórico a respeito dos produtos; as reações adversas relacionadas ao uso de cosméticos e os recursos técnicos e científi cos utilizados pela indústria para reduzir possíveis danos ao consumidor; além de um panorama com as metodologias utilizadas nos testes, os ensaios recomendados para cada atributo de segurança e as questões que envolvem o avanço dos métodos alternativos no Brasil.

Boa leitura!

Erica Franquilino
Editora-executiva

Novos Produtos