Cosméticos e Moda

Edio Atual - Cosméticos e Moda

Editorial

Tudo coordenado

 

A relação entre os setores de moda e cosméticos está cada vez mais fortalecida, com marcas de vestuário, calçados e acessórios investindo em linhas próprias de beleza e empresas de cosméticos participando de maneira mais significativa no mercado de moda. Os dois setores apostam em estratégias de extensão de marca, voltadas a vários segmentos e classes sociais.  

Segundo dados do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência, os brasileiros deverão gastar cerca de R$ 129 bilhões no consumo de roupas em 2013 – um incremento de 18% sobre o valor gasto no ano passado. Esse número e o desempenho do setor cosmético nos últimos anos demonstram o panorama positivo para a sinergia entre as duas áreas. 

A proximidade entre cosméticos e moda é natural: esses setores são complementares e sempre caminharam juntos. O que tem se acentuado atualmente é a tendência de os consumidores tratarem produtos cosméticos como itens de “moda”. Esses modismos, por sua vez, impulsionam lançamentos e inovações na indústria cosmética. 

Esta Edição Temática: Cosméticos e Moda aborda o início do “flerte” entre os dois setores, com a investida das maisons francesas no mercado de perfumes no início do século 20, e os desdobramentos que fortaleceram esse relacionamento ao longo das décadas. Também trata do comportamento do consumidor em relação ao uso coordenado de roupas, acessórios e cosméticos; das ações de aproximação empreendidas por empresas dos dois mercados; e dos aspectos sazonais e comportamentais da moda e de suas tendências que influenciam e abastecem de informações a indústria cosmética.

Boa leitura!

 

Erica Franquilino
Editora-executiva

Novos Produtos