Marcas turbinadas
O licenciamento tem o mérito de aproximar a marca do consumidor, graças à transposição de nomes consolidados em determinadas categorias para outros segmentos de mercado. No entanto, mais do que a mera exposição de marcas e personagens prestigiados e carismáticos, o programa de licenciamento abrange um amplo conjunto de critérios e seu sucesso depende do bom relacionamento entre as partes envolvidas: o licenciador, a agência licenciadora e o licenciado.
As vendas globais de produtos licenciados no varejo movimentam cerca de US$ 180 bilhões por ano. O Brasil tem o quinto maior faturamento do mundo no setor. Nas quatro primeiras posições estão respectivamente: Estados Unidos, Japão, Canadá e México. Os segmentos que mais utilizam o licenciamento no país são, na seguinte ordem, os de: confecção, papelaria, brinquedos, calçados, higiene e beleza, alimentos e bebidas, e casa e decoração. Estima-se que existam mais de 60 empresas licenciadoras e mais de 1.500 licenciadas no Brasil. O cenário animador, no que se refere a esse segmento, deve-se, entre outros fatores, à força de nosso mercado consumidor e ao aumento do poder de consumo da maioria dos brasileiros.
Esta Edição Temática – “Licenciamento” apresenta esse tema de forma ampla, abordando seu conceito, suas origens históricas, suas propriedades mais comuns e exemplos de personagens que rendem sucessos duradouros e lucrativos. Nesta edição, você também vai conferir os números do setor no Brasil, as estratégias adotadas por empresas licenciadas, os destaques do mercado, os nichos que seguem em pleno crescimento e detalhes sobre os royalties. Você também saberá mais a respeito dos papéis exercidos por licenciadores, agentes de licenciamento e licenciados, e suas respectivas atribuições legais.
Boa leitura!
Erica Franquilino
Editora-executiva
A Laura Mercier lança no Brasil mais um item da linha Real Flawless. O co...
O Vichy Colágeno Specialist, novidade da Vichy, foi desenvolvido ...
A Sport Eyelash Máscara, lançamento da Pink Cheeks, proporciona um...
A marca Francis, da Flora, apresenta uma linha de desodorantes antitranspirantes...
A Natura anunciou recentemente o lançamento do primeiro concentrado para ...
A Gaab Wellness, marca de beleza e bem-estar fundada pela empresá...
Pensada especialmente para o cuidado dos cabelos lisos infantis, a linha Novex L...
A família de produtos Match, do Boticário, lança a linha Ma...
A Nars Cosmetics apresenta o Powermatte High-Intensity Lip Pencil, um batom em f...
A linha Natura Luna amplia o portfólio com a chegada de Luna Ousadia, f...