Produtos Étnicos: Pele e Cabelo

Edição Atual - Produtos Étnicos: Pele e Cabelo

Editorial

O mercado promissor

O Brasil abriga a maior diversidade racial do planeta. Dados do IBGE mostram que a composição da população brasileira caminha para um equilíbrio no qual indivíduos da raça branca deixarão de ser maioria.

Com base nessa tendência de alteração de perfil do consumidor de produtos de cuidado pessoal, milhões de oportunidades de negócios deverão surgir para a indústria de cosméticos.

Esta Edição Temática Produtos Étnicos avalia o mercado que já existe, e procura mostrar vários aspectos que poderão ser úteis para aqueles que planejam investir num negócio de resultados promissores.

O mercado de produtos étnicos, que no nosso país quase se resume aos consumidores afro-descendentes, guarda um potencial incomensurável. Cada dia que passa, os consumidores se tornam mais interessados e exigentes quanto aos produtos que consomem.

A indústria, por sua vez, nos últimos 15 anos procurou brindar esses consumidores com produtos específicos levando em conta características fisiológicas e preferências. Já existem muitas empresas especializadas no desenvolvimento e fabricação de produtos para esse mercado.

A velocidade com que esses projetos vão se materializar, entretanto, depende de fatores de ordem geral que passam pela inclusão e ascensão social desses consumidores. As dificuldades são muitas como sabemos, mas, com certeza, serão superadas um dia.

Boa leitura!

Hamilton dos Santos

Editor

Novos Produtos