x
Cosmetics

Edição Atual

http://www.vantagespecialties.com/
http://www.fcecosmetique.com.br/pt/porque-expor?utm_source=Permuta_CT_SITE&utm_medium=Banner
http://kosmoscience.com.br/
http://www.wacker.com/cms/en/products/brands/wacker-belsil/belsil.jsp?cid=ba:1246
http://farmacosmetica.com.co/
http://www.chemspecs.com.br
http://www.embacaps.com.br
http://www.sarfam.com.br
http://www.bbquimica.com.br/bbq/
18 de Dezembro de 2017

Temas Dermatológicos

Diabete e rugas

Novembro/Dezembro 2017

Denise Steiner

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

A diabete é uma doença grave, crônica e muito frequente, que provoca hiperglicemia e resistência à insulina. Nos últimos anos, sua incidência tem aumentado muito na população idosa. Existem dois tipos de diabete: a do tipo 1, que ocorre já na infância e é considerada autoimune, com grande influência genética, e a do tipo 2, que aparece com a idade, comprometendo os mais idosos, sendo explicada em parte pelo desgaste dos órgãos. A diabete pode causar muitas complicações, como insuficiência renal, arteriosclerose e comprometimento ocular, entre outras.

Qual a relação da diabete com as rugas?

Sabemos que a pele do diabético é mais seca e que cicatriza com dificuldade. Esses fenômenos estão relacionados com um processo de glicação proteica. Essa glicação ocorre quando uma molécula de glicose (açúcar) adere a uma molécula de proteína e, sem a ajuda de enzimas, forma complexos avançados de glicação, que são chamados AGEs. Essas cadeias, com uma ligação muito forte, entre o açúcar e a proteína, formam complexos permanentes, que endurecem o colágeno (proteína), provocando arteriosclerose, catarata, comprometimento neurológico e também as rugas.

A hiperglicemia que ocorre na diabete parece favorecer a formação desses AGEs, que também são formados com o envelhecimento natural. Então, concluímos que a diabete é uma doença que envelhece e, quanto melhor for controlada, mais irá preservar os órgãos e tecidos.

Fatores importantes no dia a dia podem favorecer a formação dos AGEs e contribuir com o envelhecimento precoce. Entre eles estão o sol excessivo, o estresse e a dieta. Se a glicação ficar fora de controle, muitas proteínas vitais serão degradadas e destruídas. A capacidade natural de proteção contra a glicação diminui com a idade e, por isso, os danos são mais intensos nos idosos, principalmente após os 65 anos.

Produzimos AGEs endógenos quando ingerimos alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, aqueles que se transformam em glicose rapidamente. Esses alimentos provocam picos de açúcar no sangue, o que resulta em inflamação e produção excessiva de AGEs, tornando esse processo um círculo vicioso.

Os AGEs podem ser produzidos quando cozinhamos proteínas em altas temperaturas, ou também em baixas temperaturas por muito tempo. Grelhar a carne de um churrasco ou caramelizar cebolas, verduras e frituras leva à formação excessiva de AGEs. Cozinhar batatas ou alimentos ricos em amido pode gerar uma substância tóxica como a acrilamida que, por sua vez, intensifica a ação dos AGEs.

Além da proteção solar, o idoso deve ter cuidados especiais com a dieta para manter a pele mais jovem e com menos rugas.

Seguem alimentos que podem ter AGEs excessivos:

- Todos os alimentos cozidos a altas temperaturas.
- Alimentos cozidos a baixas temperaturas por períodos
longos, sem líquido.
- Carnes na brasa, carnes assadas no fogo.
- Aves: frango e peru assados em rotisserie, deixando a pele dourada.
- Alimentos fritos.
- Nozes e sementes assadas ou torradas.
- Alimentos assados e embalados, de cor marrom-escura acentuada.
- Lanches ou alimentos prontos (batatas chips, pretzels etc.).
- Fast-food (a maioria tem gorduras trans).
- Café (tem os grãos torrados até escurecer, o que favorece a formação de AGEs).
- Todos os tipos de refrigerantes, pelo alto o teor de açúcar e pela presença de xarope de milho com alto teor de frutose e benzoato de sódio, um conservante comum que pode ser cancerígeno.

Dicas para alimentação mais saudável no idoso:

- Dieta leve e balanceada.
- Evitar excesso de carboidratos.
- Evitar gorduras trans.
- Evitar carne grelhada.
- Ingerir 5 porções de frutas por dia.
- Ingerir grande quantidade de legumes e verduras verdes.
- Cozinhar alimentos com água.
- Abusar dos peixes: salmão, sardinha, anchova e atum.

Sempre seguir a instrução do médico especialista em relação a medicações específicas, uso de antioxidantes e vitaminas e até cosméticos adequados. Estão sendo desenvolvidas novas drogas que, no futuro, terão capacidade de neutralizar os AGEs e evitar o envelhecimento precoce.

Cosmetics Online

Outros Colunistas:

Adolfo Braga Neto - Mediação Antonio Celso da Silva - Embale Certo Artur João Gradim - Assuntos Regulatórios Carlos Alberto Pacheco - Mercado Carlos Alberto Trevisan - Boas Práticas Carmita  Magalhães - Fragrâncias Cristiane M Santos - Direito do Consumidor Denise Steiner - Temas Dermatológicos Dermeval de Carvalho - Toxicologia Emiro Khury - Assuntos Regulatórios John Jimenez - Tendências Luis Antonio Paludetti - Manipulação Cosmética Luiz Brandão - Assuntos Regulatórios Valcinir Bedin - Tricologia Wallace Magalhães - Gestão em P&D Cosmetics Online

Compartilhe

  • Twitter
  • Facebook
  • Orkut
  • Voltar

Comentários

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Cosmetics