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17 de Junho de 2018

Tendências

The Greatest Showman e tendência 2018

Janeiro/Fevereiro 2018

John Jimenez

John Jimenez

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Damas e cavaleiros, este é o momento que vocês estavam esperando. Será algo sensacional, único. Faremos nossas vidas mais emocionantes, nos transportaremos a lugares que vocês jamais viram, veremos pessoas únicas, mil cores brilhantes... Nada será igual novamente... Quando vocês virem as numerosas atrações, não serão mais os mesmos. Bem-vindos ao museu Barnum das tendências de 2018!

Phineas Barnum criou seu grande museu numa esquina de Ann Street e Broadway em Nova York, modernizou um velho edifício de cinco andares para acrescentar diversas exposições e cartazes coloridos na fachada. Entre as atrações, destaca-se uma lâmpada tão forte que poderia iluminar toda a rua.

Da iluminação na Broadway, passamos às cores que são tendência para 2018. Pantone selecionou a cor Ultra Violet (Pantone 18-3838) como a cor deste ano, que é considerada um tom inventivo, imaginativo, dramaticamente provocativo e pensativo. Essa cor comunica originalidade, engenho e pensamento visionário. Também foi usada para iluminar os espaços para meditação e diversos lugares para facilitar a conexão.

No museu Barnum, nos surpreendemos ao assistir muitas pessoas preparadas, como os trapezistas e os malabaristas, que foram os responsáveis por um novo mundo das artes cênicas.

Face yoga trend: O exercício facial é agora a nova arma para reduzir os sinais de envelhecimento. A yoga facial começa a ser uma parte muito importante dos exercícios de rotina. O fato é que pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, descobriram que, ao realizar um programa de exercícios faciais por 30 minutos diários, durante 20 semanas, é possível diminuir significativamente os sinais de envelhecimento facial.

Esse estudo foi realizado com 27 mulheres entre 40 e 65 anos, com as quais foram praticados 32 tipos diferentes de exercícios faciais. A análise dermatológica da avaliação fotográfica de alta resolução permitiu concluir que houve uma melhora estatisticamente significativa no processo antienvelhecimento. A Face yoga agora se apresenta com um efeito booster dos tratamentos anti-idade. Em Londres, foi lançado há pouco tempo o Face Gym, que é um programa especial que é capaz de trabalhar os 40 músculos do rosto. Facecamp & skin care marcam o início de uma nova tendência.

Barnum surpreendeu a sociedade ao considerar a inclusão de pessoas únicas, com características que as tornavam especiais nos seus espetáculos.

Genderless: No campo das finas fragrâncias, vemos como uma das principais tendências para 2018 o conceito genderless. As novas fragrâncias agora não têm gênero. Um estudo recente indica que em torno de 72% dos consumidores desejam provar fragrâncias unissex nesse ano. Esta corrente começou na moda e agora já é um fenômeno social. Atualmente, diferentes gerações têm adquirido códigos de verdadeira liberdade, livre de manifestações, preconceitos e perguntas sobre o gênero. Uma das grandes oportunidades da inovação para as marcas cosméticas se encontra no conceito genderless. Começamos a ver como a tendência salta da perfumaria aos produtos de skin care, hair care e maquiagem. Adeus ao gênero – Os perfumes experimentam a revolução de gênero.

Vegan perfums: O auge da corrente vegana se consolidou em muitas categorias cosméticas, como, por exemplo, o tratamento facial, os cuidados para o cabelo e a maquiagem.

More than a scent: Nesse ano, também veremos em perfumaria como os claims de tratamentos, típicos dos produtos high-end skin care, começam a aterrissar nos conceitos e fórmulas de fine fragrances. Veremos benefícios como “ajuda para tratamento para peles sensíveis”, “hidratação” e “melhoria para o estado de ânimo” começando a ser comuns na perfumaria.

Está no meu DNA, sou tão especial... Neste ano, veremos como a genética ingressa no mercado massivo. Já estamos vendo no mercado como 23andMe, DNAFit e AncestryDNA podem mapear o código genético, graças a uma simples amostra de saliva ou de sangue. Com segurança, no conforto de nossas casas, poderemos realizar testes genéticos que vão nos permitir indicar que tipo de tratamento ou que tipos de ativos cosméticos ou mecanismos bioquímicos devem ter os produtos anti-idade que funcionariam melhor nas nossas peles.

Barnum sonhou em criar uma máquina de desejos que permitisse, graças à magia e tendo retirado a inspiração de Leonardo da Vinci, conseguir a felicidade para sempre, graças às novas experiências emocionais e disruptivas.

HiMirror & Alexa: Alexa é o serviço de voz baseado na nuvem do Amazon, a qual está disponível em dezenas de milhões de dispositivos. Com ela, é possível criar experiências de vozes naturais. Com essa nova fusão, entramos num novo mundo de experiências fantásticas, onde teremos um novo assessor pessoal virtual de beleza que foi incorporado na alta tecnologia HiMirror e que permite diagnósticos de pele instantâneos na comodidade da nossa casa.

Estamos num novo ano que nos traz um panorama político e econômico complicado para algumas regiões e com incertezas em alguns mercados. Por esse motivo, convido todas as pessoas que leem minha coluna a esse desafio: Reescreveremos a cosmética e vamos construir um milhão de sonhos para o novo mundo da beleza que desejamos.

Porque a inovação na cosmética também tem a ver com essa linda frase que encerrou The Greatest Showman: “A arte mais honrosa é a de poder fazer os outros felizes”. A cosmética começa a ser então uma promotora das artes e da inovação.

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